O que é Mindfulness?

Mindfulness é um estado mental de observação e tomada de consciência das próprias experiências, atividades e sensações do presente.

Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness tornou-se popular nas grandes empresas entre os funcionários que procuram um alívio para o stress do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Para atingir este estado, utilizam-se, por exemplo, técnicas de meditação (meditação Mindfulness), onde a pessoa deve se concentrar, durante um período de tempo, em determinada coisa, como um objeto ou nas próprias reações de seu corpo: a respiração ou os batimentos cardíacos. A par disto, a pessoa que pratica Mindfulness aprende um conjunto de atitudes que a vão ajudar no dia-a-dia a lidar com o stress e a adversidade, tornando-a dessa forma mais resiliente e mais saudável física, mental, e emocionalmente.

A meditação mindfulness tem origem a partir das práticas meditativas orientais, principalmente entre os budistas. No entanto, esta técnica passou a ser objeto de estudo da medicina e psicologia comportamental, como parte de uma série de programas para a redução do estresse. Hoje em dia, já é amplamente aceite na medicina o uso e aplicação de programas deste género para melhoria das perturbações de foro psicológico.

Quais são os benefícios do Mindfulness?

  • Melhora do sistema imunitário e a resposta fisiológica ao stress e às emoções negativas.
  • Melhora as relações interpessoais reduzindo a reações impulsivas e fomentando a assertividade
  • Reduz o stress, a depressão e a ansiedade, e aumenta o bem-estar e a felicidade. A melhoria nestes parâmetros psicológicos está muitas vezes associada à melhoria em sintomas físicos de patologias como síndrome de cólon irritável, hipertensão, fibromialgia, entre outros.
  • Aumenta a receptividade e consciência plena perante as experiências, assim como redução de padrões emocionais e mentais negativos perante os desafios da vida quotidiana
  • Aumenta a resiliência para vivenciar situações desafiantes na vida incluindo diagnósticos fisiológicos como por exemplo dor crónica e cancro, e mesmo perante processos de luto.

Em que áreas o Mindfulness pode ser aplicado?

  • Na saúde e no bem-estar:

Através de sessões regulares de Mindfulness e Meditação.

Através da participação em Programas de Redução de Stress baseado em Mindfulness.

  • Na educação:

Através da participação das crianças e dos adolescentes em sessões regulares de Mindfulness e Meditação.

Através da Educação para as Emoções e da promoção da Inteligência Emocional.

Através de sessões de esclarecimento junto de professores e outros educadores.

Através da participação, por parte de professores, em programas de Mindfulness aplicados em contexto escolar.

Através da prática de técnicas de meditação Mindfulness dentro da sala de aula.

  • Na parentalidade:

Através da participação em programas de Mindfulness para pais.

Através da participação em workshops, palestras ou cursos assentos nos  pressupostos da Parentalidade Consciente.

  • No trabalho:

Através da participação em Programas de Redução de Stress baseado em Mindfulness aplicado a empresas.

Através da participação em sessões regulares de Mindfulness e Meditação.

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