O que é a consulta psicológica?

 

A consulta de psicologia desenvolve-se através de uma relação profissional, respeitadora e empática, entre si e o psicólogo, com a finalidade de o ajudar a lidar com as suas dificuldades e problemas para os quais sente não possuir os recursos necessários.

Por outro lado, a consulta tem como finalidade desenvolver os seus recursos disponíveis e as competências que permitam lidar com problemas semelhantes de forma mais eficaz.

O processo que se estabelece entre si e o psicólogo é colaborativo, ou seja, em conjunto exploram os motivos do pedido de consulta, identificam as dificuldades e os desafios, desenham objetivos e planos terapêuticos, que ajustam continuamente.

A intervenção psicológica está baseada no conhecimento científico e nos métodos e técnicas psicoterapêuticas.

 

Quais são as áreas de intervenção da psicologia clínica e da saúde?

 

A intervenção da psicologia é vasta e vai da primeira infância à velhice. Com a ajuda de um psicólogo, as pessoas podem aprender a superar e gerir os seus problemas de relacionamento, de desempenho escolar ou profissional, ansiedade, stress, medo, depressão, entre outros. Através da psicoeducação, o psicólogo ajuda as pessoas a adquirirem maior conhecimento de si próprias e de como funcionam. O psicólogo pode ajudar também aquelas pessoas que desejam aumentar o seu nível de autoconhecimento, através do desenvolvimento pessoal.

 

 

Nota: As consultas de psicologia (online ou presencial) realizam-se em sessões individuais de 60 minutos e estão sujeitas a marcação prévia.

 

Para mais informações ou marcação, contacte-me através de: zulima.maciel@gmail.com