Zulima Eugénia Rodrigues Maciel

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde

Membra Efetiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Instrutora Certificada em Mindfulness e Meditação

Formadora e Consultora na área da Parentalidade e Educação Consciente

Olá, sou a Zulima (e para muitos sou a Geni)!

Nasci em 1983 e vivi na Suíça grande parte da minha infância e metade da minha adolescência. Desde muito cedo comecei a interessar-me pela mente humana e pela razão dos nossos comportamentos.

Aos 14 anos, tive o meu primeiro livro de psicologia, na sequência de um prémio de mérito escolar. Curiosamente, escolhi um livro sobre a psicologia da comunicação humana. Prossegui estudos em Portugal, em Viana do Castelo, de onde sou natural, e tive uma segunda metade da adolescência marcada por vários momentos de introspecção. Sempre apreciei o silêncio e os meus momentos sozinha, a ler, a escrever, a refletir ou simplesmente a relaxar. São vantagens de ser filha única…

Aos 16 anos não tinha dúvidas de que o meu futuro profissional seria a compreender como funciona a mente humana e a ajudar pessoas com dificuldades psicológicas e emocionais. Ingressei na Universidade do Minho em 2002, no curso de Psicologia, e conheci professores que me marcaram para a vida e pessoas fantásticas que ainda hoje guardo como amigas muito especiais no meu coração.

Tornei-me Psicóloga aos 23 anos. Lembro-me desse dia como se tivesse ganho uma ultra maratona! Escolhi especializar-me na área da clínica e da saúde. A minha primeira experiência profissional foi em 2007 num centro de saúde. Foi aí que comecei a ter os primeiros contactos com crianças, famílias e adultos, numa vertente terapêutica. Percebi que queria continuar e que estava no caminho certo, a cumprir a minha missão.

Em 2008, fui acolhida numa empresa, de nome MaisPessoa, com sede em Viana do Castelo, cuja essência se alinhou com aquilo em que acredito, o valor e o potencial da pessoa humana.

Em 2009, resolvi fazer um Mestrado e integrei uma equipa de investigação fantástica que estudava o impacto que as experiências adversas vividas na infância tinham na vida adulta (estudo inspirado nos investigadores Edwards, Holden, Felitti e Anda que publicaram estudos abrangentes na área da adversidade infantil – Adverse Childhood Experiences – Study ACE). Ao longo da minha investigação, os testemunhos e os dados recolhidos abriram ainda mais a minha curiosidade em volta da importância das experiências precoces, designadamente da qualidade do vínculo que pais e/ou outros cuidadores estabelecem com as suas crianças. Hoje, mais do que nunca, acredito que a qualidade desse vínculo determina o sucesso emocional do indivíduo.

Em 2013, embarquei na aventura da maternidade. Ao tornar-me mãe, comecei a questionar tudo o que tinha vivido e aprendido até ali. A cada dia sentia que muito do que me tinham ensinado em matéria de educação e parentalidade não era suficiente para eu conseguir ser a mãe autêntica e congruente que queria ser. Nessa altura, interessei-me ainda mais pela investigação no domínio da parentalidade e aprofundei os meus conhecimentos e formação nessa área, tendo me identificado totalmente com a abordagem Positiva, Consciente e Generativa da Parentalidade. A partir daqui, decidi dar um novo sentido à minha vida e começar a comunicar com as pessoas (e sobretudo com as crianças) de uma forma totalmente nova e isso teve um impacto particularmente gratificante na relação com o meu filho e com os pais, crianças e famílias com os quais trabalho diariamente.

A experiência de ser mãe conduziu-me também a um grande processo de auto-conhecimento e de desenvolvimento pessoal. Sempre fui uma pessoa com sintomas de ansiedade e perseguida pelo fantasma da perfeição. Fiz um longo percurso de reencontro comigo mesma e encontrei pelo caminho o Mindfulness e a Meditação que me ajudaram imenso a sentir-me plena e em paz. Quis ir mais longe, estudar, conhecer pessoas ligadas ao Mindfulness, pôr em prática os seus ensinamentos e testá-los na primeira pessoa. Completamente rendida aos benefícios desta prática, decidi certificar-me a nível internacional (pela Yoga Alliance International) em Mindfulness e Meditação com a intenção de ajudar outras pessoas a alcançarem a plenitude e a paz nas suas vidas.

Em 2016, foi me atribuído o Título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Em maio de 2018 criei o meu blog , fruto da minha paixão pela leitura e escrita de temas ligados à psicologia, à educação, à parentalidade, ao mindfulness e ao desenvolvimento pessoal. Com a intenção de poder “tocar” mais pessoas, escrevo regularmente textos inspirados nas minhas leituras, nas minhas experiências pessoais e profissionais, e nas minhas observações quotidianas.

Em 2019, após dois anos de estudo intensivo da abordagem consciente à parentalidade, da participação e realização de vários workshops e palestras ligados ao tema, fui em busca da Certificação em Parentalidade Consciente (pela Academia de Parentalidade Consciente), visando consolidar o meu sentido de missão: Contribuir para a promoção de competências no exercício da parentalidade de modo a promover um crescimento e desenvolvimento pleno e saudável nos adultos e nas crianças resultando em relações felizes, de respeito mútuo e de cooperação entre pais e filhos, educadores/professores e alunos, familiares e crianças.

Tenho alguns sonhos. Um deles é o de escrever um livro aos 40 anos. Acredito que vou conseguir!

Atualmente, a par da minha prática clínica diária em consulta psicológica, dedico parte do meu tempo a fazer palestras, workshops de Mindfulness e de Parentalidade Consciente em diversas entidades e instituições, a escrever textos para o meu blog, e a estar presente na vida do meu filho e do meu marido, minhas maiores fontes de energia e motivação.

Estou tão grata a todos os que sempre demonstraram amor sincero por mim, pela minha pessoa e pelo meu trabalho! Grata por me apoiarem nos meus projetos, de forma genuína e interessada.

“Ainda que os meus passos pareçam inúteis, vão abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros me seguirão…” (St.Exupéry)

Com carinho.

Zulima